PCP (2025.1)
Tecnologia em Manutenção Industrial - FATEC Cariri

Apresentações de slides
AV1
Nome
Modificado
AULA 01 - CONCEITOS18/02/2025
AULA 02 - PARETO, BCG e SWOT18/02/2025
AULA 03 - 5S e 8S18/02/2025
AULA 04 - TAGUEAMENTO18/02/2025


Material de apoio
Ainda não foi postado nenhum material de apoio


Outros
Nome
Modificado
TMI V - PCP - PLANEJAMENTO ESTRUTURADO - CENTEC11/02/2025


Quadro de avisos
(26/02/2025 - 08:01:00)

Atividade de Estudo de Caso: Aplicação dos Conceitos de 5S/8S em Espaços da Faculdade

Objetivo

Compreender e aplicar os conceitos de 5S/8S em espaços reais da faculdade, promovendo reflexões sobre como a organização impacta a produtividade, o bem-estar e a qualidade do ambiente de estudo/trabalho.

Contextualização

O método 5S é uma ferramenta de gestão japonesa amplamente utilizada para melhorar a organização, a segurança e a eficiência de um ambiente. Originalmente composto por cinco passos (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), ele foi expandido para 8S com a inclusão de três novos elementos: Segurança, Sustentabilidade e Satisfação. Esses princípios são aplicáveis em diversos contextos, incluindo instituições de ensino.

Atividade

  1. Escolha do Espaço:

    Cada aluno deverá escolher um espaço dentro da faculdade para realizar o estudo de caso. Exemplos de espaços incluem:

    • Sala de aula
    • Laboratório de informática
    • Biblioteca
    • Cantina ou área de convivência
    • Corredores ou áreas comuns
    • Sala dos professores
    • Banheiros
    • Outro espaço relevante (sob aprovação do professor)
  2. Diagnóstico Inicial:

    Realize uma observação detalhada do espaço escolhido, considerando os seguintes aspectos:

    • Como está a organização do local?
    • Quais itens estão presentes no espaço? Eles são necessários?
    • O ambiente é limpo e seguro?
    • Há sinais visíveis de desperdício de recursos (água, energia, materiais)?
    • O espaço contribui para o bem-estar e a produtividade das pessoas que o utilizam?
  3. Aplicação dos 5S/8S:

    Baseando-se nos princípios abaixo, elabore um plano de ação para melhorar o espaço escolhido:

    • Seiri (Senso de Utilização): Eliminar o desnecessário.
    • Seiton (Senso de Ordenação): Organizar os itens de forma eficiente.
    • Seiso (Senso de Limpeza): Manter o ambiente limpo e higiênico.
    • Seiketsu (Senso de Saúde e Higiene): Padronizar as práticas de organização e limpeza.
    • Shitsuke (Senso de Autodisciplina): Promover a manutenção contínua das melhorias.
    • Segurança: Garantir um ambiente seguro para todos.
    • Sustentabilidade: Reduzir o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis.
    • Satisfação: Melhorar a experiência das pessoas que utilizam o espaço.
  4. Proposta de Melhorias:

    Descreva as melhorias sugeridas para o espaço, detalhando como cada princípio do 5S/8S pode ser aplicado. Justifique suas propostas, explicando como elas contribuirão para a organização, segurança, sustentabilidade e satisfação no ambiente.

  5. Entrega:

    Elabore um relatório contendo:

    • Descrição do espaço escolhido e diagnóstico inicial.
    • Plano de ação baseado nos 5S/8S.
    • Propostas de melhorias com justificativas.
    • Sugestões práticas para implementação das melhorias.

    O relatório deve ter entre 3 e 5 páginas (formato A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5). Inclua fotos ou ilustrações do espaço antes e depois (se possível).

  6. Apresentação (opcional):

    Dependendo das orientações do professor, poderá ser solicitada uma apresentação oral dos resultados do estudo de caso.

Critérios de Avaliação:

  • Clareza e profundidade na descrição do espaço e diagnóstico inicial.
  • Adequação e criatividade nas propostas de melhorias.
  • Alinhamento das sugestões com os princípios de 5S/8S.
  • Capacidade de justificar as propostas com argumentos lógicos e práticos.
  • Qualidade da redação e organização do relatório.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, consulte o professor responsável ou o responsável pelo espaço escolhido.

Nota Importante: Esta atividade não apenas avaliará sua capacidade de aplicar os conceitos de 5S/8S, mas também incentivará reflexões sobre como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos positivos no ambiente acadêmico. Boa sorte!

Espaços de estudo sobre 5S/8S na FATEC Cariri:

  • José de Luna: Automação
  • Felipe: Oficina
  • Sâmala: 


E-mail acadêmico